quarta-feira, 22 de abril de 2020

Escrito nas escadas do Harlem porto-riquenho

Há uma verdade que limita o homem 
Uma verdade que o impede de ir mais além 
O mundo está a mudar 
O mundo sabe que está a mudar
Funda é a tristeza deste tempo
Os velhos trazem a perdição estampada no rosto
Os jovens treslêem o seu destino nesse rosto 
Essa é a verdade
Embora não seja toda a verdade

A vida tem sentido 
E eu não conheço esse sentido
Mesmo quando me pareceu desprovida de sentido
Fiz figas e rezei  e fui buscando um sentido
Nem tudo era poesia travessa
Havia contas a pagar
Ao convocar a Morte e Deus 
Aceitei o desafio tresloucado de os enfrentar
A morte revelou-se me desprovida de sentido sem a vida 
Sim o mundo está a mudar
Embora a morte continue igual
Afasta o homem da vida
O único sentido que ele conhece
E costuma ser uma coisa triste
Essa morte

Consegui que uma inocência que uma seriedade 
Que um humor me salvassem da filosofia amadora
Sou capaz de contradizer as minhas crenças
Sou capaz capaz
Pois desejo conhecer o sentido de tudo
E porém eis-me aqui como destroço 
A queixar-me: Ah que responsabilidade
Deposito sobre os teus ombros Gregory
Morte e Deus
Difícil difícil é difícil

Aprendi aue a vida não era um sonho
Aprendi que a verdade enganava 
O homem não é Deus
A vida é um século 
A morte é um instante


Gregory Corso

Sem comentários:

Enviar um comentário